Correio Popular Notícia



Ji-Paraná participa da luta contra a Exploração Sexual Infanto-juvenil

Data da notícia: 16/05/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120517-51.jpg[/IMG] > Município conta com centro especializado de atendimento social
(Da Redação) Amanhã é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual. A data, 18 de maio, foi instituída pela Lei Federal nº 9970/2000 e deverá ter mobilizações em todo o País. O objetivo das atividades é conscientizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.
Em Ji-Paraná, a mobilização teve início na segunda-feira (14) com palestras e visitas a escolas, hospitais, órgãos públicos e empresas do município durante toda a semana. Para amanhã, haverá um Pit Stop a partir das 8 horas da manhã em frente ao supermercado Irmãos Gonçalves com autoridades e profissionais vinculados à causa. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializada de Atenção Social (CREAS) de Ji-Paraná, Glécia Ranny Alves, Ji-Paraná teve 132 casos registrados de abuso e violência contra crianças e adolescentes ano passado. Por outro lado, ela ressalta que, ?o município já é o segundo colocado em ligações para o Disque-100 dentro do Estado, perdendo somente para a Capital?. A consequência disso, segundo Glécia Alves, é que nestes primeiros quatro meses de 2012 houve uma queda no número de ocorrências, caindo para 22 casos até agora.
Em âmbito estadual, aconteceu em Porto Velho, na última segunda-feira (14), o I Colóquio Sobre Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes. O objetivo foi discutir processos de humanização do judiciário nas questões relativas à infância e adolescência. Representando a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a titular da pasta, Claudia Moura, participou de uma mesa-redonda sobre políticas públicas no enfrentamento deste problema. Ela destacou que dentro do Plano FutuRO de Superação da Pobreza e Erradicação da Extrema Pobreza, um dos programas trata da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Claudia Moura ainda explicou que o governo do Estado, por meio do Plano FutuRO, está apoiando os municípios no sentido de fortalecer o atendimento às vítimas desse tipo de violência, além de ampliar o financiamento às entidades que auxiliam esse público. Ela completou ressaltando que ?a Secretaria de Assistência Social do Estado de Rondônia está de portas abertas para trabalhar em parceria com todos os poderes visando convergir esforços para enfrentarmos essa problemática?.

[B]NACIONAL [/B]- A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o ?Crime Araceli?. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. Este ano, a cidade de Recife (PE) foi escolhida para o lançamento das atividades nacionais como uma forma de apoio às medidas adotadas ao caso da criança de nove anos violentada pelo padrasto que resultou em gravidez e posterior interrupção, episódio que ganhou repercussão nacional pela posição assumida pelo arcebispo de Olinda (PE). Com informações Assessoria

Fonte:






Noticia vista 1944 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.